Como nasce a Afetos...

A Afetos é um sonho em que cabe quem deseje contribuir com pessoas que buscam por terapia e encontram-se em condições de vulnerabilidade social.

É um programa para democratização do acesso ao processo terapêutico, que é oferecido de forma insuficiente pelo poder público e se torna inacessível para muitas pessoas devido ao custo para realizar terapia.

A Afetos nasceu da história de vida de Claudia Cardenette quando começou a atuar em organizações da sociedade civil em 2002. Nessa época, ela atuava na Comunicação e Captação de Recursos e pela necessidade de compreender como ocorriam os processos de mudanças nos beneficiários atendidos para poder comunicar a públicos específicos, começou se aproximar da psicologia. Ela realizou MBA em Gestão e Empreendedorismo Social na FIA e conviveu com um grupo diverso, como empreendedores sociais, executivos(as) da área de sustentabilidade nas empresas e gestores do Poder Público, que enriqueceu sua visão em gestão e na força da parceria intersetorial.

Dos 20 anos de seu trabalho na área social, 10 foram pela reintegração de pessoas privadas de liberdade e egressas prisionais. Atuou por três anos na FUNAP - Fundação Doutor Manoel Pedro Pimentel, uma autarquia ligada a SAP - Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo, como Assessora de Comunicação e, durante sete anos trabalhou no Instituto Ação Pela Paz, como Diretora Administrativa. O Instituto Ação Pela Paz apoia o Estado e a sociedade civil em iniciativas que contribuam para a redução da reincidência criminal no Brasil. Nesse período, em 2015, iniciou a faculdade de psicologia. Ao se formar em 2021, começou a atender voluntariamente pessoas egressas prisionais, em condições de vulnerabilidade social que buscavam por terapia, e percebeu como o papel da(o) psicóloga(o) e processo terapêutico contribui para o enfrentamento de um mundo que exclui, discrimina e é violento. A melhoria de vida da pessoa foi sendo percebida no processo o que também amenizava sistêmicas de violências familiares sofridas que poderiam ter percorrido gerações.

Dessa forma, surgiu a vontade de convidar mais profissionais da psicologia para se tornarem agentes de transformação humana e social, doando 1 ou mais horas de seu tempo para atendimentos gratuitos para as pessoas que buscam terapia e não possuem recursos. Há muitas organizações que até já possuem psicólogos clínicos atuantes, mas que ainda são insuficientes para a grande demanda de beneficiários que desejam cuidar de si, elaborar seus sofrimentos, reconhecerem-se no mundo e em suas relações, enxergando-se como protagonistas, potentes e com o poder de escolherem as histórias que desejam para suas vidas.

A comunidade Afetos iniciou em 2022 quando realizamos o posicionamento da marca (branding) Afetos e o site junto a voluntários. Em 2023, foi iniciado o projeto piloto em parceria com a ACUDA - Associação Cultural de Desenvolvimento do Apenado e Egresso em Porto Velho (RO).